Grande parte das mulheres gostaria de ter seios maiores,mais firmes e sensuais. A medicina estética possibilita que cada vez mais mulheres realizem esse desejo e as facilidades hoje encontradas faz com que a cirurgia de implante de silicone nas mamas lidere o topo do ranking de cirurgias plásticas realizadas no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em 2007, o procedimento de aumento de prótese mamária representou 33% do total de plásticas feitas no país, contra 20% de lipoaspiração.
Além de escolher um profissional capacitado para realizar o procedimento de forma segura, é importante também optar pela prótese ideal, que é aquela que vai valorizar o colo e deixar as mamas em harmonia com o restante do corpo. “É fundamental que a paciente respeite seu tipo físico, pois isso é determinante na sua satisfação com o resultado. O conceito das pessoas em querer um corpo mais bonito e ser mais aceito no mercado de trabalho e na sociedade abriu portas para a criação dessa ‘imagem positiva’ que foi identificada pela cirurgia plástica”, afirma o cirurgião plástico Walfredo Cherubini Fogaça, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Realizado em hospital, o procedimento cirúrgico de aumento das mamas é feito com anestesia local com sedação, geral ou epidural. A cirurgia dura cerca de 2 horas e, geralmente, a paciente volta para casa no mesmo dia. As complicações deste tipo de procedimento são raras, podendo ser feitas em mulheres que ainda não tenham tido filhos, já que a prótese de silicone é colocada atrás da glândula mamária, não influenciando na amamentação.